A Viagem com o Rancho Folclórico do Rabaçal Filipa Francisco

Sábado, 16 de Novembro de 2019 / 21h30
Biblioteca Municipal de Penela, Penela
Coimbra em Rede

'A Viagem' é uma criação da coreógrafa Filipa Francisco que cruza o folclore local com bailarinos de dança contemporânea no mesmo palco. A entrada é livre.

Em cada município onde é apresentado, este espetáculo envolve um grupo folclórico local, colocando em diálogo e confronto a dança tradicional portuguesa com a dança contemporânea.

A ideia de Filipa Francisco para esta união entre arte popular e arte contemporânea nasceu durante uma viagem a Ramalla, na Palestina, onde conheceu a Companhia de Dança Tradicional e Contemporânea El-Funoun. Desta experiência nasceu a consciência de que “a dança tradicional não tem como fatalidade permanecer à margem da modernidade, nem tão pouco a modernização passa pela anulação das tradições”.

A primeira aproximação dos dois mundos começou em 2011 com o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos. Em cada nova localidade onde se apresenta, Filipa Francisco procede à investigação sobre as danças tradicionais locais, e desse modo os espetáculos variam de acordo com os grupos convidados participar.