23 de Outubro de 2018

Ouvir os 'Sabores do Fado' em Oliveira do Hospital

‘Sabores do Fado’ é a próxima iniciativa do ciclo 'À Volta do Fado', a realizar-se no dia 10 de novembro, sexta-feira, pelas 20h00, no Mosteiro de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo. Promovido pelo programa ‘Coimbra Região de Cultura’, é um espetáculo de Fado e Canção de Coimbra que inclui uma experiência degustativa de chanfana, em colaboração com a CEARTE - Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património.

A participação é gratuita, mas o número de lugares disponíveis é limitado, aceitando-se inscrições até dia 6 de novembro através da Biblioteca Municipal Miguel Torga (239 530 326 ou biblioteca@cm-mirandadocorvo.pt).

Nesta iniciativa será servido um dos pratos mais tradicionais desta região - a chanfana - enquanto se escutam temas de Fado e Canção de Coimbra. A intenção é recuperar a lenda que atribui às monjas do Mosteiro de Semide a invenção da chanfana durante as Invasões Francesas.

A composição artística de 'Sabores do Fado' conta com a participação de Jorge Cravo (voz), António Ataíde (voz), Diogo Mendes (guitarra de Coimbra) e Nuno M. Botelho (guitarra clássica).

'À Volta do Fado' é uma das propostas artísticas do projeto 'Coimbra Região de Cultura' que, até abril de 2019, vai percorrer 19 municípios da Região de Coimbra com uma programação que cruza o Fado e a Canção de Coimbra com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, como a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, entre outras.

Pretendendo homenagear o legado do Fado e da Canção de Coimbra como património imaterial único e fortalecer a sua conexão com os territórios, o ciclo 'À Volta do Fado' abrange ainda eventos como ‘BemDito Fado’ [com Aurelino Costa] ' (17 de novembro, Cantanhede), ‘Luanda Cozetti’ (24 de novembro, Góis), 'Fado Iluminado' (Tábua), ‘A madeira que se fez guitarra' (Vila Nova de Poiares), 'Adega da Canção' (Mealhada), 'Guitarra Chillout' (Pampilhosa da Serra) ou 'A Guitarra no Circo' (Lousã).

'Coimbra Região de Cultura' é uma rede de programação patrimonial e cultural que está a implementar mais de 150 iniciativas,  sempre com entrada livre, nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Teatro, música e dança são algumas das artes que se cruzam nesta rede de iniciativas pluridisciplinares que integra espaços patrimoniais, museológicos, centros históricos e recintos culturais, promovendo a valorização turística dos bens patrimoniais da Região.

'Coimbra Região de Cultura' é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).