25 de Junho de 2021

Entrega de Prémios "Convocatória Aberta"

Esta iniciativa consistiu numa convocatória aberta a projetos de música e/ou arte sonora, no âmbito da operação de Programação Cultural em Rede: COIMBRA REGIÃO DE CULTURA. Esta operação percorreu os 19 municípios da Região, valorizando a relação entre criação artística, o património cultural e estruturas culturais do território, envolvendo as comunidades locais e reforçando a notoriedade e a atratividade turística da região. A implementação desta iniciativa aberta à comunidade, partiu da constatação da existência na Região de um conjunto alargado e relevante de expressões musicais de inegável valor e importância: a excelência da formação e educação artística promovida no território, a qualidade da produção e a diversidade de estruturas dedicadas à música, e a proliferação de projetos individuais com elevado potencial de sucesso no mercado musical. O concurso selecionou projetos na área da música e arte sonora, promovidos por agentes de toda a Região, promovendo a inclusão, o acesso e o sentimento de pertença ao projeto e à região.

 

Puderam candidatar-se músicos com projetos em todas as áreas e géneros musicais, que não tivesse um contrato discográfico e com idade mínima de 15 anos, desde que residentes na Região de Coimbra.

 

O processo de seleção foi executado por um júri composto por 1 elemento fixo em representação da CIM Região de Coimbra e dois elementos por Município, num total de 39 elementos. Cada júri municipal e o elemento fixo selecionaram por Município o projeto que o representaria a quem dia 25 será entregue um prémio monetário no valor total de 2.500,00 euros.

 

No mesmo dia serão sorteados os dois Municípios em que cada projeto irá atuar, estando prevista para outubro a realização do evento final que reunirá todos os grupos.

 

Projeto cofinanciado no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020.