11 de Agosto de 2023

Encontro da Música e da Economia Criativa anuncia as primeiras actividades e locais onde decorrerá

A primeira edição portuguesa do festival MATE acontece em Coimbra entre os dias 20 e 24 de outubro, em espaços como o Hub Criativo Lufapo, o Museu Nacional de Machado de Castro, o Convento São Francisco e o Salão Brazil, possibilitando a circulação diferentes espaços e zonas da cidade desde a Alta, a Baixa e Santa Clara. Nesta circulação será possível assistir a intervenções artísticas. 

Ao longo de quatro dias, estão agendados espectáculos com músicos de várias nacionalidades. Além dos concertos, há ainda palestras, sessões de mentoring e lançamentos de livros. O festival quer centrar-se nas industrias criativas, com especial destaque para o sector da música e é pensado para profissionais, artistas, criativos, empreendedores, marcas, estudantes do universo da indústria da música/cultural e público em geral. 
O festival é motivado pela promoção da representatividade da diversidade e valorização das actividades profissionais das indústrias culturais e criativas, abrindo também espaço para as áreas do direito, contabilidade ou gestão relacionadas com as industrias criativas. 

Toda a programação musical será anunciada durante o mês de Agosto. 

O MATE Europe irá percorrer 3 cidades europeias: Santiago de Compostela (23 e 24 de Setembro), Tessalónica (5, 6 e 7 de Outubro) e Coimbra. 
Road to MATE 

Entre os dias 10 e 20 de Outubro, a cidade de Coimbra prepara-se para receber 12 formações, ministradas por profissionais de reconhecido mérito nas suas áreas: João Vaz Silva, produtor; Claudia Batalhão, realizadora; Luísa Sequeira e Sama, realizadores; Márcio Laranjeira, da Lovers and Lollypops; Ana Rita Feijão, da One Level Up e Luís Viegas da Ao Sul do Mundo. 

As temáticas abordadas serão Comunicação; Contabilidade e Fiscalidade; Prática Musical Participativa; Gestão de Carreiras; Acessibilidades; Produção de eventos; Criação artística; Edição audiovisual; Edição e Distribuição Física e Digital; Música, Copyright e Tecnologia; Produção artística e Agenciamento. 

Destinadas a estudantes ou profissionais, todas as formações têm a colaboração da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, instituições que são referências em educação e cultura na região. Os espaços dessas instituições serão palco para a partilha de conhecimentos e experiências, tornando o ambiente propício para a troca de ideias e para o desenvolvimento profissional dos formandos. 

As formações serão gratuitas, embora limitadas a um número máximo de participantes. Os interessados deverão inscrever-se num formulário on-line que será disponibilizado no dia 31 de Agosto, em www.matefestival.com . 

 

Mais informação